sábado, 19 de junho de 2010

Cala a boca, Galvão

Sem muitos comentários...


Eu nunca fui o tipo de estudante de Comunicação que fica criticando a revista Veja. Só fiz isso uma vez, em um blog [que não vingou] criado para a disciplina de Webjornalismo, fazendo referência a um dos conteúdos aprendidos em Teorias da Comunicação.

Quem não ficou sabendo desta "fúria do twitter"? Na última da semana, o grito "cala a boca, Galvão" ganhou repercussão em jornais mundiais, e o "dito cujo" caiu na brincadeira. Mas, francamente, será que o fato precisava "ganhar" [linguagem jornalística] a capa de uma revista tão importante? Enquanto um projeto de jornalsita, acho que isso seja um imenso exagero. A Copa abafa muitas notícias, mas a desculpa esfarrapada de que esse foi o assunto mais relevante da semana não pega aqui.

Apesar de a capa estar muito bem diagramada, sensacionalismo é o fim. O twitter já esteve em muitas capas de revistas. Mas este fato ser tão valorizado já é demais.

Lutemos pela volta do Jornalismo de verdade! O jornalismo que já foi mais valorizado! O jornalismo que já soube o que era um "critério de noticiabilidade".

Um comentário:

  1. Critério de noticiabilidade por critério de noticiabilidade, há mais pra colocar na capa da Veja do que pra não colocar.

    E ainda, como outro humilde projeto de jornalista, peço para que não renegue o twitter. Se será com ele, eu não sei, porém negar o futuro não deve fazer parte de nós, projetos de jornalistas.

    Até mais.

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